Invest Barbados



Barbados está Empenhada para Dar as Boas-Vindas a Investidores

 

Barbados tem uma história longa e distinta de dar as boas-vindas a investimentos estrangeiros. Embora a estratégia promocional tenha evoluído ao longo dos anos, governos sucessivos permaneceram comprometidos com a criação de um ambiente propício para a atração de negócios internacionais e de investimentos estrangeiros diretos (IED) nos principais setores de manufatura, de TIC e de serviços financeiros.

Estratégia Proposital

O estabelecimento do Conselho de Desenvolvimento de Barbados em 1956, seguido da criação de agências especializadas de promoção de investimentos nos anos de 1960, sinalizaram uma abordagem mais estratégica para a diversificação da economia de Barbados através do estímulo de investimentos estrangeiros em setores específicos. A adoção do modelo do Sir Arthur Lewis de ‘industrialização por convite’, feita durante os anos de 1970 e de 1980, levou a um dos períodos mais bem sucedidos de crescimento econômico da história da ilha. Através da criação de um ambiente receptivo e amigável ao investidor, caracterizado por estabilidade econômica, política e social, pela disponibilidade de recursos humanos capacitados, pela infraestrutura desenvolvida e apoiado por incentivos fiscais atrativos, Barbados desempenhou um papel fundamental na expansão global de empreendimentos de manufatura, tais como a Corporação Intel, a TRW e a Playtex Corporation, entre outros.

À medida que os investidores procuram constantemente alcançar uma eficiência maior em suas operações, a fim de aumentar a sua vantagem competitiva e para expandir a sua presença global, o governo consistentemente introduziu e apoiou políticas que assegurassem que Barbados continuasse a estar bem posicionada para responder às demandas do mercado internacional. Uma área prioritária e uma das características que mais definem o país tem sido o desenvolvimento contínuo de seus recursos humanos. Isto permitiu que Barbados produzisse um quadro de profissionais bem qualificados para satisfazer às exigências dos investidores que tornaram Barbados o seu local de preferência.

Parcerias Público-Privadas

Combinado com isso, o governo de Barbados, em colaboração com profissionais do setor, incluindo membros do Instituto de Contabilistas Oficiais de Barbados, da Associação Comercial Internacional de Barbados, da Sociedade dos Profissionais de Truste e de Imóveis, bem como com elementos-chave, tais como o Banco Central, a Comissão de Serviços Financeiros e o Ministério de Negócios Internacionais, e através do Grupo de Trabalho Conjunto sobre as Políticas (GTCP), tem procurado continuamente a atualizar e a aprimorar a sua infraestrutura legislativa e regulatória. Uma estratégia deste tipo assegura que o conjunto de produtos de negócios internacionais do país, apoiado por uma rede crescente de tratados fiscais, seja concebido para satisfazer as várias necessidades de seus clientes, permitindo que eles atinjam os seus objetivos de crescimento e de desenvolvimento. Mesmo agora que o setor de serviços financeiros internacionais está se debatendo com a conformidade e com diretrizes mais rígidas de KYC, as autoridades de Barbados estão trabalhando assiduamente com os elementos-chave para abordar as questões que ameaçam tirar o progresso dos trilhos dentro deste setor vital.

Esta abordagem colaborativa também está incorporada na Parceria Social – uma coligação entre o governos, os empregadores e os empregados, com todos trabalhando juntos em apoio aos objetivos nacionais de desenvolvimento. Todos os membros deste tripartido reconhecem que cada um deve desempenhar o seu respectivo papel, a fim de assegurar que o ambiente de Barbados continue a ser um local atrativo e acolhedor tanto para se viver quanto para trabalhar.
 
Jurisdição Madura e Comprovada

Atualmente Barbados já se transformou em uma jurisdição testada e comprovada, fornecendo de forma bem-sucedida soluções de negócios de alto valor agregado para investidores de uma ampla gama de setores, tais como a manufatura de nicho, a terceirização de processos de negócios que incluem TIC, seguros internacionais, os serviços bancários internacionais e os serviços de gerenciamento de patrimônio, incluindo escritórios de família e trustes. Entre os que estão aproveitando os benefícios da jurisdição de Barbados estão marcas globais tais como a Gildan, cujo marketing mundial e operações administrativas estão sediadas por aqui já há mais de 20 anos, a McKinney Rogers, uma consultoria internacional sediada em Barbados e com escritórios na África, na Ásia, nas Américas e na Europa, e a Lenstec, uma fabricante de lentes intraoculares para uso em cirurgias de catarata e exportadas para a China, o Japão e os EUA.

Além disto, Barbados se mostrou uma escolha de preferência para indivíduos de alta poder aquisitivo, os quais são atraídos para o país por causa de sua excelente qualidade de vida e a facilidade de acesso a uma ampla variedade de atividades, desde esportes e lazer até uma gama de entretenimentos e opções de restaurantes finos e, acima de tudo, por causa da natureza amigável e receptiva de seu povo. O governo de Barbados respondeu com a introdução de uma facilidade especial – a Entrada Especial e a Permissão de Residência para possibilitar que pessoas dentro desta categoria e que cumpram com os critérios estabelecidos recebam permissão para residir em Barbados. Estes indivíduos também podem ser elegíveis a alguns benefícios fiscais, caso escolham gerenciar o seu patrimônio global a partir de Barbados.

Com uma tradição de longa data de atrair negócios substanciosos, Barbados continua ciente da necessidade de se adaptar às dinâmicas e às constantes mudanças no ambiente global de negócios. A adesão aos padrões de melhores práticas internacionais e à transparência são princípios sobre os quais o setor de negócios internacionais e de serviços financeiros de Barbados (NI&SF) foram fundados e eles continuam a ser os princípios norteadores por trás do sucesso do país com um centro financeiro internacional de grande reputação. Barbados é signatária do Acordo da FATCA Modelo 1, bem como da Convenção Multilateral sobre a Assistência Administrativa Mútua em Assuntos Fiscais, o novo padrão internacional da OCDE para a troca automática de informações financeiras.

Em Direção ao Futuro

Na condição de principal Agência de Promoção dos Investimentos para os negócios internacionais, a Invest Barbados (IB) continuará a desempenhar um papel fundamental na atração de IED para Barbados. Enquanto coloca o seu foco em mercados tradicionais, nomeadamente o Canadá, os EUA e o Reino Unido, ao mesmo tempo a IB está explorando ativamente as oportunidades em potencial em mercados mais novos, tais como o da América Latina, em especial o da Colômbia e o do México. Além dos setores primários – a manufatura, a TIC e os serviços financeiros, oportunidades recentes em áreas como o turismo médico, as escolas de medicina e a energia renovável continuam a ser identificadas e avaliadas.

A Corporação, através de seus escritórios no exterior, localizados no Canadá e nos EUA, bem como em sua sede, em Barbados, continua a assegurar aos investidores em potencial o apoio e o comprometimento do governo para dar as boas-vindas a negócios substanciosos. Como Patrick Byrne, Diretor Executivo da Overstock.com, recentemente confirmou, foram as garantias dadas pelos oficiais da IB que lhe deram o conforto para seguir em frente com um grande investimento no país.

De acordo com a consulta recente 1V do FMI, a economia de Barbados mais uma vez está pronta para o crescimento. A IB continuará a desempenhar o seu papel para fazer com que o país avance. Para cumprir o seu mandato e para reconhecer a importância vital do setor de NI&SF, o segundo maior contribuinte para o PIB de Barbados, a IB continua a expandir o seu alcance em mercados existentes, ao mesmo tempo em que explora novos mercados e novas oportunidades, à medida em que procuramos cumprir com o nosso objetivo de se tornar um centro de gerenciamento de patrimônio de preferência no hemisfério oeste. A IB continua comprometida a trabalhar com os elementos-chave para assegurar que o ambiente de Barbados continue a ser um lugar receptivo e convidativo para investidores exigentes.